segunda-feira, 13 de maio de 2013

Como transformar seu closet ou armário (roupas para pendurar)


Essa é a minha parte preferida, dá um pouco mais de trabalho e não dá para organizar tudo em um dia só,  mas o resultado final será bem visível. Se seu sonho é ter um armário ou closet bem organizado, harmonioso, fácil de achar suas roupas e acessórios, aqui ficam algumas dicas bem fáceis pra você organizar o seu também, mas lembre-se, se não tiver muito tempo, organize uma coisa de cada vez, um dia uma gaveta, no outro uma prateleira e assim vai.



Organizado por: Melanie Fascitelli
Personal Organizer que cuida do closet das celebridades como Beyonce, Jay Z entre outros.



Roupas para pendurar: 
A dica número um é selecionar o que quer descartar (roupas, acessórios e calçados) e aproveitar para fazer uma doação, se é difícil descartar leia o item do blog "trabalhando o desapego".
Depois de “fazer a limpa” nos armários e abrir mais espaço, a meta seguinte é deixar tudo bem visível e acessível (principalmente as roupas de trabalho), se você tiver espaço no cabideiro melhor, se não tiver, organize de outra forma utilizando a ajuda de prateleiras ou gavetas.
 

Cabides padronizados

Para uma boa organização é necessário padronizar seus cabides. Vale a pena investir no modelo ideal (madeira, acrílico, aço cromado, plástico), escolhendo o modelo certo, você terá uma impressão de ordem e harmonia no seu armário. Leia também:  "Como escolher o cabide ideal".
Coloque apenas uma peça de roupa por cabide, em último caso use cabide com divisórias. 
Pendure as roupas em grupos, conforme o tipo: um grupo de jaquetas ou casacos, outro de calças, camisas, sais e vestidos. Se preferir agrupe as peças por utilidade: esporte, trabalho, festa e assim por diante.
  
Pendure as peças com a parte dianteira voltada para você. Esse hábito simples mantém em seus armários uma aparência de limpeza e ordem, assim como facilita a identificação rápida de cada peça.
Quando pendurar casacos e camisas, feche sempre o primeiro botão ou zíper para evitar que amassem ou caiam do cabide.
Se você divide seu guarda-roupa com o maridão, irmã, irmão ou alguém diferencie com cabide de cores diferentes para cada um, fica mais fácil de achar a roupa que precisa.
  
Use protetores de roupas de TNT ( tecido não tecido) para roupas finas, ternos ou roupas que ficam muito tempo guardadas penduradas no cabide. 
As camisas são penduradas em cabides, seguindo o degradê de cores (do claro para o escuro), se quiser use essa paleta de cores para te ajudar.
  

Você pode pendurar suas camisas ou camisetas desta forma: primeiro as camisas de mangacurta lisa (faça o degradê de cores), depois as camisas de manga curta estampada (faça o degradê de cores), quando acabar as de manga curta, faça o mesmo com as camisas de manga longa. O resultado fica maravilhoso e ainda facilita você achar o que precisa.  

Exemplo do meu armário: camisas polo lisa,camisas polo listrada, camisas lisa e camisas xadrez.

Calças são penduradas em calceiros ou se tiver espaço no seu armário, destine uma parte apenas para elas, se não tiver espaço, elas podem ir pra gaveta ou prateleiras. As calças jeans podem ser dobradas de maneira que o cós fique para cima para facilitar sua procura. Nas lojas  elas normalmente são guardadas desta forma.

Os casacos, paletós, blazers e jaquetas que você tem, aposte em cabides próprios para não deformar os ombros.
Cabide mais estruturado para casacos, paletós e jaquetas


Para guardar seus vestidos longos ou casacões reserve um espaço de 140 e 160 cm de altura, se não tiver esse espaço e o vestido for de festa bem estruturado, coloque-os numa capa de TNT e guarde-o deitado inteiro na parte de cima do armário (onde ficam suas malas), isso faz que o tecido não deforme e no dia da festa você ficar tranquila.

Fonte: Organize sem Frescura

Nenhum comentário:

Postar um comentário