segunda-feira, 13 de maio de 2013

Como transformar seu closet ou armário: mais espaços em gavetas e prateleiras



Se no seu armário tem poucas prateleiras e gavetas, aqui está a solução para  aproveitar melhor os espaços dentro delas, são dicas bem fáceis e infalíveis.





Para começar a organização, é preciso tirar todas as roupas das prateleiras e gavetas, para depois separá-las em grupos: camisetas manga curta, manga longa, blusas grossas, moletons, etc. Use a cama para facilitar a organização e depois guarde aos poucos.


O inverno está chegando e está na hora das suas roupas de frio entrarem em cena, e para maximizar os espaços em seu armário, basta fazer o truque das estações, isto é, se estiver no inverno, as roupas de frio ficam na frente e as de verão atrás. Faça o mesmo quando mudar as estações.
E se não tiver mais  espaços nas prateleiras? Sem problemas, é muito simples: escolha a roupa que queira guardar e proteja-as em sacos de TNT (tecido não tecido), ou  em fronhas e guarde-a dentro de uma mala (só não esqueça de abrir a mala de vez enquando para ventilar). E atenção: não coloque roupas dentro de sacos plásticos, pois podem mofar. 

Que tal dar um toque todo especial em seu quarto? Use e abuse de caixas, malas antigas e baús para guardar aquilo que menos usa, fica simplesmente um charme! 



Reserve as primeiras gavetas para as miudezas como meias, roupas íntimas, acessórios como encharpes, lenços ,etc, você pode também usar organizadores de TNT ou divisores de gavetas para acomodá-las,  fica bem bonito e fácil de achar. Organize de acordo com o critério de cores, do claro no fundo da gaveta, ao escuro.



Selecione uma gaveta ou prateleira para guardar suas roupas de ginástica e se for um espaço pequeno, faça rolinhos com elas, para priorizar espaços.




Se não tiver muitas gavetas, combine categorias: roupas íntimas e pijamas ou camisetas e shorts.


Camisetas ficam melhores em prateleiras, só não faça  pilhas gigantes com elas, pois dificulta se quiser pegar a última camiseta da pilha por exemplo. Se quiser guardar em gavetas e se esta for pequena, faça rolinhos "soltinhos", para suas camisetas não ficarem amassadas. Eu particularmente, não gosto muito de fazer rolinhos com as camisetas,  mas na falta de espaços é a solução.



Malhas, moletons e blusas de lã são dobrados e colocados em prateleiras, seguindo critério de cor. Não guarde em gavetas, pois elas ocupam muito espaço dentro delas.












Dica de ouro: Para evitar o mofo em  seu armário,  passe um pano úmido com vinagre branco nas gavetas e prateleiras e deixe secar (muito bem), antes de guardar suas roupas.


Dobras que fazem  a diferença


Parece bobagem, mas o simples fato de dobrar suas roupas de uma forma diferente, você ganharámuito espaço nas prateleiras e gavetas (parece até mágica). E venhamos, é lindo ver as roupas todas ordenadas não é?
Aqui estão alguns exemplos de dobras:





Para as prateleiras ficarem bem harmoniosas, se quiser, dobre suas roupas com o auxílio de um gabarito de papel ou papelão, assim elas ficam padronizadas, isto é, todas do mesmo tamanho. Para fazer o gabarito de roupas masculinas, use uma folha A4 e para feminina, mantenha a altura de uma folha A4 e deixe 18 cm de largura, depois é só plastificar (guarde um na lavanderia e outro dentro do seu armário).







Nenhum comentário:

Postar um comentário