quarta-feira, 22 de maio de 2013

Torta de limão irresistível

Este não é um blog de receitas, mas...somos muito democráticos e adoramos comer,
foi impossível resistir compartilhar esta receita ma-ra-vi-lho-sa!




Massa:

125g de manteiga gelada cortada em cubinhos
2 xícaras de farinha de trigo
1 ou 2 colheres (sopa) de água gelada
uma pitada de sal
açúcar a gosto (coloquei 2 colheres de sopa)
raspas de 1 limão siciliano

Recheio:

1 lata de leite condensado
1 caixa de creme de leite UHT (200g)
suco de 1 limão siciliano peneirado (usei 2 pequenos)

Merengue:

1/2 xícara de açúcar refinado
4 gemas peneiradas
3 claras em neve
1 colher (sopa) de farinha de trigo
suco e raspas de 1 limão siciliano médio




Para a massa, coloque no processador a farinha, sal, açúcar e raspas de limão. Pulse para misturar tudo. Junte a manteiga picada e pulse algumas vezes até formar uma farofa. Junte 1 colher de sopa de água gelada por vez até a massa se juntar numa bola. Modele num disco grosso e embrulhe em filme plástico. Deixe na geladeira por no mínimo 30 minutos.

Enquanto a massa descansa, prepare o recheio. Misture o leite condensado com o suco de limão. Vá acrescentando creme de leite até ficar do seu gosto.

Abra a massa entre 2 plásticos até ser possível forrar uma forma de torta desmontável de 25cm. Proteja as laterais com papel alumínio e fure o fundo com garfo. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180˚C por cerca de 15 minutos. Tire o alumínio e deixe assar mais 5 minutos. Tire do forno e deixe esfriar. Depois de frio, despeje o recheio e nivele a superfície.

Para o merengue, numa tigela refratária bata as gemas com açúcar até ficar esbranquiçado. Junte a farinha de trigo peneirada, o suco e as raspas de limão e bata mais um pouco. Leve a tigela para o banho-maria e continue batendo com batedeira até a gemada ficar bem encorpada.

Tire do banho-maria e acrescente as claras em neve. Misture agora delicadamente. Despeje a cobertura sobre o recheio e leve para assar até que a superfície fique bem douradinha.
Espere amornar ou esfriar totalmente para polvilhar açúcar de confeiteiro. Sirva morna, fria ou gelada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário