quarta-feira, 5 de junho de 2013

Cachecol de feltro, facinho de fazer em casa

Quando o clima esfria, sempre é bom ter um agasalho que possa nos deixar mais protegidos contra o frio. É por isso que trouxemos este passo a passo super fácil de fazer em casa e que pode ser muito útil em momentos diversos no inverno. O processo de confecção pode ser até divertido se você juntar umas amigas para fazer junto com você. Assim vocês podem fazer vários desses cachecóis e aprenderem juntas a criarem a linda peça! Vamos ao tutorial!
Cachecol de feltro passo a passo
Escolha um feltro com uma cor legal para que combine bem com as suas vestimentas. Neste PAP foi usado a cor bege e deu muito certo. Você pode fazer o mesmo ou então, personalizar o seu item como assim desejar, escolhendo uma cor legal para que o artesanato fique com a sua cara!

Materiais

- Cerca de 1 metro de feltro
- Tesoura
- Agulha
- Linha
- Cola instantânea ou cola quente (opcional)
- Pequeno ganho e olho ou outra ataca de sua preferência (opcional)

Passo a passo

Primeiro faça as rodelinhas de feltro para criar suas flores de tecido. Você deverá criar 13 flores e para isso, você terá que cortar várias dessas rodelinhas.
Cortando os feltros em rodelinhas
Para cada flor você deverá ter círculos de 13 cm, 11 cm, 9 cm, 7 cm, 5 cm e 3 cm. Faça 13 círculos de cada tamanho e você poderá criar o seu cachecol de feltro.
Passo a passo para flor de feltro
Agora dê um acabamento melhor as bolinhas, cortando as bolinhas na tentativa de criar pétalas. Faça igual a foto, com a tesoura você vai cortando ondinhas que deverão ser as pétalas das suas flores. Não precisa se esforçar para cortar círculos perfeitos, quando você criar suas flores, os errinhos serão imperceptíveis. Vá fazendo da maneira que você conseguir e no final o resultado será bem animador.
Flor de feltro - Tutorial e passo a passo para fazer em casa
Chegou a hora da montagem, separe 13 montantes com os círculos de tamanhos diferentes ou então comece a criar uma por uma. Faça como na foto, colocando um círculo por cima do outro, sendo a base com as pétalas maiores de 13 cm e o topo com o feltro de 5 cm, o feltro de 3 cm você usará depois.
Como fazer flor de feltro passo a passo
Pegue a agulha e a linha para começar a fixar suas pétalas e formas as flores de feltro. É só começar enfiando por baixo para sair por cima das pétalas de tecido
Enfiando a agulha para costurar a flor de feltro
Depois passe a agulha voltando, como a foto está mostrando.
Fazendo ponto para criar flores de feltro
Dobre sua flor no meio com os dedos e faça outro ponto para a direita sobre o que você acabou de fazer, novamente puxando bem apertado.
Fazendo cachecol com feltro passo a passo
Faça o ponto dessa forma que você observa na foto.
Criando as flores para o cachecol de feltro
Agora você irá fazer um X. Faça outro ponto em um dos lados que você não utilizou neste feltro pequeno do topo e volte com o ponto para baixo, passando cerca de 1 cm longe do que do outro lado do centro.
Criando a flor de feltro passo a passo
Dobre a flor no meio e ao dobrar, faça outro ponto diretamente sobre o ponto que você acabou de fazer. Puxe bem apertado, mas cuidado para não torar a linha. É preciso puxar apertado para segurar e unir as pétalas de sua flor. Amarre com alguns nós fortes, mas não corte a linha ainda.
Flor de feltro quase pronta
Veja como deverá ficar sua flor depois de ter feito os processos anteriores.
Como fazer flor de feltro passo a passo
Pegue o círculo menor (3 cm) para criar o miolo da flor. É só dobrá-lo ao meio e depois dobrar ao meio novamente.
Passo a passo para fazer flor de tecido
Segure no lugar que você vai ficar em sua flor, como mostra a imagem.
Como fazer uma linda flor de feltro passo a passo
Agora faça um ponto de baixo pra cima, para passar a partir do fundo e perfurar essa peça do topo com seu ponto. Faça um segundo ponto para fixar bem.
Criando a flor com tecido de maneira super fácil
Puxe bem para fazer um nó forte e seguro. Corte a linha e a sua primeira flor está feita!
Flores alinhadas para criar o cachecol
Você terá que repetir esses passos para criar as 13 flores que você irá utilizar para criar o cachecol.
Tira de feltro
Pegue o feltro e corte uma tira com 8 cm de largura e aproximadamente 90 cm de comprimento. Esse tamanho pode variar, é bom que você use as flores todas juntas para ter uma noção de quais medidas essa tira deverá ser em seu caso.
Feltro cortado para fazer cachecol
Depois corte as laterais em forma de ondinhas, como está mostrando na foto. Isso irá dar um acabamento melhor, quando o verso do seu cachecol ficar a amostra.
Flores alinhadas e presas com alfinetes
Alinhe todas as flores em cima da tira de feltro de 8 cm que você fez e coloque as flores por cima, uma sobrepondo a outra, como você observa na imagem. Quando estiver com as flores nas posições corretas para costurar, fixe alfinetes unindo para unir as flores e a tira que está embaixo delas.
Costurando para fixar as flores de feltro
Agora é só ir costurando os feltros maiores da base, emendando uma flor na outra. Quando for costurar, tenta fazer um círculo pequeno para que as flores não fiquem girando ou se movendo. Depois é só dar o nó, cortar o fio e passar para a próxima flor.
Cachecol de feltro passo a passo
Você pode adicionar cola quente ou outra cola de sua preferência para reforçar a fixação das flores.
Ataca para cachecol de feltro
Outra opção legal é colocar uma ataca para prender o cachecol em uma determinada parte escolhida por você.
Lindo cachecol de feltro e passo a passo para você aprender
Muito bacana né? Espero que tenha curtido e possa fazer um bem lindo também em casa para deixar todos encantados com sua criação! Escolha uma cor bem legal para o feltro que vai utilizar e mande ver na confecçaõ! Boa sorte na criação e até a próxima dica!
fonte: watchmedaddy

Nenhum comentário:

Postar um comentário