sexta-feira, 5 de julho de 2013

Tendência Verão 2014

Foto divulgação - Jean Paul Gaultier


O verão é uma estação onde tudo fica mais colorido e mais confortável, este ano, aparentemente não tiveram grandes mudanças, os temas para esta estação quente são provenientes do inverno 2013, a diferença está nas cores e tecidos. Algumas peças já temos em nosso guarda-roupa, basta adaptar as produções para o verão.

O minimalismo proveniente dos anos 60, 80 e 90, esteve presente nas passarelas nacionais e internacionais, aliado a alfaiataria e ao mundo esportivo, trazendo ao verão, peças com estampas, formas geométricas, cortes simples, tecidos funcionais, misturando glamour e luxo, deixando o visual elegante.Este verão também ganha ares vintage, vamos rever um pouco dos anos 50, nas cores suaves, no design gráfico, nas pin-ups, fazendo assim uma pequena viagem ao passado. Os anos 70 também estão presente, com a estamparia campestre, detalhes ornamentais e a leveza nas peças além da irreverência e jovialidade.
Os anos 80 também foram inspiração para alguns criadores, tendência vinda desde o inverno, continua em evidencia também no verão, coordenando peças amplas com peças justas, formas curtas ou longas, brincando com as proporções, usando influências do rock e suas cores negras e metais, ou o colorido do neo Weaver, ao causal e sofisticado Grunge.

O étnico mistura-se a multiculturas, cores, padronagens, modelagens, produtos sofisticados ou com toques artesanais, que passeiam pelos continentes africanos e asiáticos, estão presentes em peças que vão fazer a cabeça dos brasileiros. Como todo verão, os florias aparecem, para este ano esta estampa veio acompanhada das listras que se fez presente em várias coleções nacionais ou internacionais, o que já estamos vendo no inverno 2013. Finas, grossas, coloridas, em preto e branco, retas, curvas, descontínuas, horizontais, verticais uma infinidade de variações.

Outras estampas também apareceram, motivos florais, os pois, os grafismos, xadrez, mosaico estilo azulejo, motivos tropicais (folhagem, flores, frutas), tie-dye e a estampa animal prints (onça, tigre e píton), queridinha das brasileiras ainda continuam.
O verão é uma estação que transmite calor e energia, a cartela desta estação não é diferente, vão dos tons vibrantes aos neutros.

Os tons vibrantes não podem faltar no verão brasileiro, o amarelo se fez presente nos desfiles, o laranja e o coral que foram muito usados em estações passadas ainda continua, na gama do vermelho aposte no rubi ou tomate. O azul, pink e roxo também ganham destaque nos desfiles. Uma cor que foi apontada pela Pantone como cor principal para este ano foi o verde esmeralda, em várias nuances, assim como o jade e o verde-água, também conhecido como menta. Embora em menor escala, os tons flúor ainda aparecem para este verão, principalmente para coordenar com os pastel e os nudes. Mesmo com uma cartela recheada de tons quentinhos, o branco foi uma cor que apareceu em várias coleções principalmente em peças de alfaiataria, pode ser usado como look total ou coordenado com outras cores, deixando o visual mais leve. O uso das cores vão dos monocromáticos aos detalhes bicolores, basta escolher.
 
 
Principais apostas para o verão:

Transparências: Como já vimos em coleções anteriores, estão presentes no decote V, nas fendas, costas à mostra e peças com recortes estratégicos prometem deixar a pele da brasileira á mostra nesta estação. Não só no vestuário, mas nos acessórios confeccionados com o material plástico (sapatos, bolsas, colares, pulseiras, etc..).

Assimetria: Golas, ombros, barras irregulares das calças, saias, jaquetas e vestido, a sobreposição de peças assimétrica foi aposta para o verão.

Geometria: Estampas gráficas e recortes em peças minimalistas.

Metalizados: Também continuam, tons dourados estão presentes em looks, acessórios e maquiagem.

Listras: Grossas, finas, coloridas, preto e branco, verticais ou horizontais.

Formas: Retas e minimalistas somadas à assimetria.

Branco e preto: Os looks neutros, como branco sobre branco, off-white ou branco e preto, apareceram em várias coleções.

Cores vibrantes e fortes: Mesmo com a presença do branco total ou branco com preto nas peças de verão, os looks monocromáticos em cores vivas também marcaram vários desfiles, deixando o verão mais alegre.

Mix de estampas: Misturar estampas com cores e padrões diferentes no mesmo look também é uma aposta para um visual criativo.

Retro: A nostalgia se fez presente em alguns desfiles (anos 50, 60, 70, 80 e 90).

Alfaiataria: Mais leve e total branco, conjuntos de blusa com calça ou de blusa com saia.

Sapatos: Saltos mais grossos, meia pata, alturas médias, bicolores, sapatos ou sandálias com tiras no tornozelo e sapatos com detalhes de plástico transparente ou acrílico.

Maxi acessórios: Nas estações passada o maxi colar veio com tudo, ele continua, e a agora é a vez também dos maxi brincos.

Couro: Novamente deu o ar da graça, apareceu no inverno e vai continuar no verão, ganhando novas modelagens e cores.

Os cropped: Continuam, blusas e casacos curtos podem ser coordenados com peças na cintura alta ou mostrando um pouco mais de pele com peças mais baixas.

Calças: Mais curtas e retas, bocas largas, justa, pantalona confeccionadas com tecidos mais leves.

Vestidos e saias: Confeccionados em tecidos fluidos com cinto fino ou uma faixa acentuando a cintura.

Turbante: De volta nas cabeças das brasileiras, para esta estação, volta com uma versão de lenço, para amarrar de várias maneiras.

Camisas: Em corte de alfaiataria continuam com força total confeccionada em tecidos leves e transparentes, modelagem acinturada ou minimalista.

Decote reto, nas blusas e vestidos, aparecem altos ou caídos aos ombros.

Bolsas: Formatos ousados, mais estruturadas, o tamanho médio domina as passarelas, mas as grandes continuam, outros modelos também chamam a atenção, formas quadradas e retangulares com alças transversais, as bolsas cilíndricas estão em destaque para esta estação. Aparecem em vários materiais, laminado, couro e plástico, estampadas em listras, onça, florais ou imitando couro. Acabamento metalizado traz o toque de brilho para os dias quentes. A cartela de cores esta uma loucura, vão dos tons vivos principalmente nas pequenas bolsas, os tons terrosos, neutros e pastel estão presentes nas bolsas maiores. Lisas, bordadas, com franjas, spikes e tachas, é só escolher.

Cintos: Tem para todas, várias larguras e com matérias diversos, laminados, couro, acabamentos metalizados e texturizados, abotoados com fivelas e adornos que deixas as peças mais elaboradas.

Fonte: Sigbol
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário