quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Com a bola toda


A estampa de bolinhas faz parte do guarda roupas e do imaginário das mulheres. Mas você já parou para pensar sobre o que há por trás do Poá? Não haveria padronagem melhor para começarmos a falar sobre história da moda.

História da Moda – Estampa de Bolinhas: Poás

Nos anos 50 a estampa de bolinhas, também chamada de petit-pois, polka dot ou poá, foi consagrada nos looks das pin-ups com um apelo erótico e divertido, configurando-se o estilo pseudoincidente do periodo pós guerra personificado pela diva Marylin Monroe.
História da Moda Estampa de Bolinhas Poá Marilyn Monroe filme
História da Moda Estampa de Bolinhas Poá Marilyn Monroe pin up
O primeiro registro do termo “polka dot” apareceu em 1854 na revista literária Yale, Volume 122, página 7. No entanto, o uso e a origem desta padronagem (minha preferida), o poá, surgiu muito tempo antes…
Bolinhas tornaram-se comuns na roupa no final do século XIX no Reino Unido, e as pesquisas indicam que a estampa ficou popular com a chegada de imigrantes do leste europeu na América também no sec. XIX. Eles trouxeram a Polka, uma dança de origem polonesa muito animada e que fez muito sucesso na época (o pós guerra foi uma época de descontração, prosperidade e alegria) e os movimentos circulares dessa dança animada inspirou a criação da estampa.
História da Moda Estampa de Bolinhas Poá polka
História da Moda Estampa de Bolinhas Poá
Há ainda quem atribua a paternidade da estampa ao produtor cinematográfico Walt Disney, pois a personagem Minnie Mouse foi criada em 1928 e ele queria algo diferente das listras e xadrezes (que “bombavam” nos catálogos de moda da época) e a ratinha ficou mundialmente famosa com sua roupinha maravilhosa de poás.
História da Moda Estampa de Bolinhas sapatos de bolinha
História da Moda Estampa de Bolinhas Poá unhas
O que eu mais adoro na moda é saber de historias como esta, não se pode afirmar qual delas esta correta (EU confio mais na primeira), mas uma coisa e certa: as bolinhas dão um toque feminino, divertido e original nas produções e, além disso, a moda vintage chegou para ficar.
História da Moda Estampa de Bolinhas Poá preto e branco 2

E você, gosta de bolinhas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário