segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Brasileiras enfrentam estereótipos de beleza

dove-desafio-beleza-real-discovery-mulher
Thalita Zanella, São Cateano / Nadia Ferreira, Moema / Alessandra Iwaki, Bernardo do Campo.
Somente quatro por cento das mulheres do mundo se consideram bonitas, enquanto 72 por cento delas se sentem pressionadas a ser bonitas. Este dado, revelado por Dove em uma pesquisa de 2011, chama a atenção para a ditadura dos padrões de beleza e os efeitos disso na autoestima das pessoas.
Em contraposição aos estereótipos de beleza irreais transmitidos pela mídia, têm crescido nos últimos anos a oferta de propostas alternativas, que incentivam as mulheres a se sentir cada vez mais belas e livres para explorar suas qualidades de forma positiva.
Mesmo com a predominância de certos padrões de beleza, o avanço de novas tecnologias, fomentadoras de espaços para diálogos e debates, está levando muitas mulheres a observar esses estereótipos e a se manifestar contra eles. Através das redes sociais, leitoras questionaram este “ideal” inalcançável, e como ele contribuía para a distorção da imagem que muitas mulheres têm do próprio corpo.
Mas isto não é tudo. A Internet também abriu caminho para projetos bem interessantes, que desconstroem padrões de beleza por meio da fotografia e da arte. Imagens sem retoques de corpos com pelos, cicatrizes, estrias e celulite vêm para dar poder às mulheres e incentivá-las a se opor ao bombardeio publicitário da mídia tradicional.
“Meu corpo é um mapa do que se passou em minha vida”, diz a fotógrafa americana Darien McGuire, que através do Projeto Beleza Revelada (Beauty Revealed Project) – proposta irmã de Um corpo lindo (A Beautiful Body), de Jade Beall – convida mulheres a retratarem seus corpos logo após o parto.
No Brasil, o projeto Batalha dos Corpos, da estudante de Ciências Sociais Marina Macedo Rego, apresenta imagens de corpos femininos que destoam dos padrões de beleza. Com isso, Marina nos convida a refletir sobre as pressões sofridas pelas mulheres desde o nascimento, e sobre a angústia de ser tão diferente do que se vê nas capas das revistas.
De maneira similar, o projeto nacional Pelos Pelos, do coletivo Além, é um ensaio poético-político, que através de imagens propõe uma reflexão sobre a naturalidade dos pelos no corpo feminino.
É nesse contexto que, desde 2004,  a Campanha pela Real Beleza de Dove vem trabalhando para ampliar de forma ilimitada as definições do que é beleza. Diversas pesquisas feitas pela marca constataram que a obsessão pelo corpo perfeito afeta a autoestima de muitas jovens e crianças, interferindo até no desenvolvimento de uma vida adulta plena.
Para que cada mulher faça as pazes com o próprio corpo e ensine as novas gerações a celebrar a real beleza, Dove lançou o concurso Dove Quer Você, no qual convida todas as brasileiras a ser o rosto da nova campanha de sabonetes da marca. O concurso foi um sucesso: entre os meses de junho e agosto, cerca de 40 mil mulheres enviaram fotos de seus rostos sem maquiagem e a resposta para a pergunta: “Para você, o que é ter uma pele radiante?”
Dove escolheu 20 participantes,  mulheres de diferentes perfis que representassem todos os tipos de beleza. Sem limites de idade ou distinção de corpos, as ganhadoras receberam um kit de sabonetes Dove, e foram fotografadas para revistas, sites e redes sociais.
dove-brasileiras-esteriotipo-beleza-discovery-mulher
Fernanda Saijo,Vila Guarani. / Patricia Lopes, São Caetano / Myrna Ramos, Terminal João Dias.

dove-brasileiras-esteriotipo-beleza-real-discovery-mulher
Joice Gerodo, Jardim Independência / Patricia Simphronio, Pq. Edu Chavez / Vanessa Farnezio, Guaianazes.

Luciana Raunaimer, Vila Madalena / Cristina Soriano,Via Santa Catarina.

Abaixo o nome de todas as vencedoras:
Andréia de Souza Repsold, Camila Gigli, Celma Sammarco, Daiane Floriano, Flávia Oliveira Silva, Nathália Ronchi, Sandy Mina Okada Feres, Sara Fontinelli, Thalita Angélica de Oliveira Ribeiro Garcia, Thalita Zanella , Luciana Raunaimer, Vanessa dos Santos Farnezio, Fernanda Matunaga Saijo, Nádia Ferreira Pierallini, Joice Gerodo, Patrícia Simphronio, Cristina Soriano, Myrna Ramos, Patrícia Lopes  e Alessandra Silva Iwaki fazem parte deste time de mulheres que viram sua pele se transformar em apenas sete dias.
E você, o que tem feito para fazer as pazes com seu corpo e revelar sua beleza?

Nenhum comentário:

Postar um comentário