sábado, 5 de julho de 2014

Estilo masculino: Os 4 elementos que compoem seu estilo pessoal


E aí, pessoal, beleza? Pois é, Este post vai ser mais ~técnico~, mas não necessariamente menos divertido. Vou explicar os 4 elementos que compõem o estilo masculino, ou seja, seu estilo pessoal. Isto mesmo, exitem 4 componentes que definem o estilo de cada um. Minha intenção é que com este artigo você possa potencializar suas conquistas, sejam elas quais forem.

“Estilo todos tem, independente se o julguemos como feio ou bonito. O que nos define com bom gosto é a técnica e a experiência.” – Diego Nunes

Muitos caras passam a vida inteira  sem criar um ponto de vista sobre seu estilo. Se vestem como se fosse uma obrigação. Brother, você está deixando de se comunicar com uma das maneiras não-verbais mais influenciadoras de todas. Mas vou tentar mudar essa sua cabeça de marreta e te convencer do contrário. Sem brincadeira, se você compreendesse quais os estímulos visuais (e cerebrais) que são causados pela aparência, acredito que você se preocuparia mais com a sua. É simples: vista-se como um vencedor e você se sentirá um vencedor. E acredite, as pessoas também acharão que você é um vencedor. Estilo masculino é tudo. Mas vamos lá. Quais são os 4 itens que compõe seu estilo pessoal?

OS 4 ELEMENTOS

DO ESTILO PESSOAL
Passaremos pelos 4 itens que compõem o estilo pessoal de um homem, que são eles:
  1. Suas características físicas
  2. Seu ambiente pessoal e profissional
  3. Seus recursos financeiros e de tempo
  4. Seus gostos pessoais
Gostaria que você compreendesse e absorvesse cada um destes itens em seu estilo masculino, beleza? Assim você não só vai vestir-se com sucesso, mas também se sentirá a vontade, porque está expressando aquilo que você realmente é, seu estilo único, individual. Aí sim, irmão, você estará pronto pra batalha! THIS IS SPARTA!4-componentes-do-estilo-pessoal-mpm

1. Suas características físicas

Seu estilo começa desde quando você nasceu. Tentar brigar contra isto é pisar na jaca. Mesmo porque, vestir só o que está ~na moda~ não te faz bem vestido e muito menos elegante. Você deve usar o que é certo para seu tipo físico e aparência. Quando digo isto, você pode achar que estou limitando suas opções, né? Nada disso, meu pequeno gafanhoto! Na verdade estou te ajudando a economizar tempo e dinheiro, te ensinando a como identificar o que fica realmente bom em você para ter estilo masculino, então, quando bater o olho numa peça, vai saber se deve ou não experimentá-la. Como já demos aqui no MPM os 3 argumentos que convencem gordos a serem estilosos, por exemplo, um cara baixo e gordinho já vai saber que ele deve evitar certos tipos de tecidos, cores e estampas, aquelas que minimizam suas características mais importantes e maximizam as menos importantes. Ou seja, agora ele sabe por onde ir.
Altura e peso vão afetar diretamente na escolha das suas roupas. Conheça-os e não compre roupas que não ficarão boas em você, parceiro!
Altura e peso são os guias que você precisa para seu estilo masculino. Homens mais fortes ficarão melhor com roupas que se ajustam ao corpo, enquanto os magros devem escolher peças que adicionam mais volume ao seu corpo. Homens altos podem tirar esta impressão adicionando detalhes chamativos em seu visual, enquanto homens mais baixos podem se manter num estilo mais discreto, com elementos de orientação vertical, como camisas de listras verticais, por exemplo.
A pele determina as tonalidades de cores que um homem pode usar. Homens com cabelos e pele claros e olhos coloridos (tipo azuis ou verdes) devem ser cuidadosos com roupas com muitas cores contrastantes, o que pode sobrecarregar sua aparência. Homens de maior contraste, tipo cabelo escuro e pele clara, ou cabelos claros ou e pele escura precisam de contraste em suas roupas para equilibrar suas características naturais, mas você só aprenderá isto com a experiência prática, meu caro. Então experimente.
Este look pode ficar bom para a maioria dos homens, mas se você for loiro, prefira um blazer mais claro.
Este look pode ficar bom para a maioria dos homens, mas se você for loiro, prefira um blazer mais claro.

2. Seu ambiente pessoal e profissional

Para começar, clima e temperatura são os itens mais importantes a se observar. Não adianta aquela super jaqueta que você comprou para ir a um churrasco ao dia de verão. Ridículo, meu jovem. Anota essa. Seu melhor aliado serão os tecidos. Escolher o tecido certo para a temperatura certa. No calor você precisa de tecidos que respirem, enquanto no frio, o contrário, sendo que as cores também tem influência nisto.
Suas expectativas sociais e profissionais temperarão seu guarda-roupas. Se seu estilo masculino é de mm business man pode ter vários ternos, já que ele os usa todos os dias, diferentemente de roupas casuais, que terá menos, mas que ele pode mesclar os dois tipos de roupa (formal e casual) e otimizar seu guarda-roupas.
Mas se você é um cara que trabalha num ambiente menos formal, talvez seu estilo masculino se compõe com mais roupas casuais e apenas um terno, provavelmente de tonalidade escura para aquelas situações pontuais. Resolva isto aí e compre pelo menos mais um terno, beleza? Até temos uma dica muito legal de blazer colorido para homem. MPM Recomenda. #ficadica
Vai que você tem que usar terno mas num ambiente mais criativo, então pode variar num lance como este. Mas se seu ambiente é formalzão mesmo, não convém.
Vai que você tem que usar terno mas num ambiente mais criativo, então pode variar num lance como este. Mas se seu ambiente é formalzão mesmo, não convém.

3. Seus recursos financeiros e de tempo

Cara, não adianta: se vestir bem é caro. Estou falando se vestir bem mesmo, com boas peças. Um bom terno sob medida é caro, não adianta chorar. Então caso você tenha um orçamento limitado precisa ter ainda mais atenção para comprar roupas do jeito certo.

O mantra de um bom guarda-roupas é: Invista em qualidade, não em quantidade.

O lance é investir bem em seu estilo masculino. Focar seus esforços para adquirir peças-chave para o seu guarda-roupas. Ternos, blazers, jaquetas, camisas sociais, calças jeans e chino e sapatos. Basicamente estas são roupas que você precisa ter no seu armário. As variações destas peças vai depender dos seus gostos e experiência, além do seu recurso financeiro, claro.
Mas isto não quer dizer que você precise investir milhões para se vestir bem. Estar bem vestido e vestir peças boas são coisas diferentes. Você pode estar bem vestido para qualquer evento social com roupas baratas. A discussão neste tópico é aqualidade das roupas.
Cuidar das suas roupas pode exigir tempo, mas você ganhará mais vida útil para elas. Então pesquise como pode manter bem condicionada suas peças de acordo com tecidos, cores e cortes e tenha boas roupas sempre. E não se esqueça dos sapatos. Devem sempre estarem engraxados e bem guardados.
Um bom sapato clássico é um ótimo exemplo de aquisição de qualidade. Chore para comprar, mas o aproveite durante toda a vida.
Um bom sapato clássico é um ótimo exemplo de aquisição de qualidade. Chore para comprar, mas o aproveite durante toda a vida.

4. Seus gostos pessoais

ou o homem que você quer ser
O elemento final para desenvolver seu estilo masculino é o que você quer. Então te pergunto: O que você quer? Qual a mensagem quer passar com a roupa que está vestindo? Se você ainda não acredita, o visual é uma das ferramentas mais poderosas de mensagens não-verbais que existem. Já disse isto lá em cima, lembra? Mas ainda duvida? Então tá, veja:
Se uma mulher passa perto de você com uma roupa chamativa e que acha “roupa de piriguete”, você a definiu (ou a julgou) como uma, certo? E olha que você nem a conheceu para saber se é ou não. Tá vendo? Continuemos.
“Um homem que desenvolve o seu próprio senso de estilo descobre que ele pode dizer coisas complicadas com roupas simples. Tempo de você aprender sua linguagem.”
As roupas de um homem podem expressar seus gostos e sentimentos pessoais. Um homem vestindo terno que quer evitar estar igual a todos os outros caras que estão também de terno pode mudar seu estilo com um lenço estampado na lapela e/ou com colarinhos de camisa, abotoaduras de punho, ou simplesmente escolher um padrão único para garantir que o uso do terno não irá transformá-lo num cara como os outros.
Pequenos toques como as cores podem transformar qualquer look em uma expressão. Listras, estampas, tecidos, acessórios, tudo pode ser dado como formas da sua personalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário